Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2013


Você sabe o que é uma pintura "RUPESTRE"?



A necessidade de fazer arte está presente na vida humana há séculos. As pinturas rupestres, feitas pelos homens das cavernas, são exemplo disso. Existem pinturas rupestres, feitas há 17 mil anos, nas cavernas de Altamira, na Espanha, e nas cavernas de Lascaux, na França. As tintas usadas eram obtidas através de pigmentos naturais como óxido de ferro, extraído do solo, e o carvão das fogueiras feitas pelo homem. Esses desenhos feitos nas cavernas, nas pedras, ajudam os arqueólogos a entender como era a vida do homem antigo.
Há mais de 5 mil anos, o homem usa as cores obtidas a partir de pigmentos naturais para decorar suas pirâmides ou o lugar onde viviam. Com o passar dos tempos, os povos foram introduzindo outros pigmentos de origem vegetal como os extraídos de plantas e árvores, trocando e trazendo pigmentos de outras regiões.
O Brasil recebeu este nome porque no início de sua colonização era extraída de suas florestas a madeira chamada pau-brasil, donde se extraía a tinta cor de brasa para tingir tecidos.
A tinta vermelha, usada pelos índios, para pintar seus corpos e enfeitar e decorar seus objetos de uso diário e de guerra, é feita com a polpa do urucum, fruto do urucuzeiro.
As tintas mudam a cor e a aparência dos objetos. Das cores das tintas e das formas que criamos com elas, podemos comunicar idéias e emoções, como fazem os pintores ao criar seus belos quadros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário